Terapias caseiras para uma boa saúde mental

Precisamos, com urgência de nos libertarmos da carga mental da pandemia e esta pode ser uma ótima altura para descobrirmos que bons hábitos adquirimos ou podemos adquirir que podem ajudar a preencher a nossa vida com o prazer com que ela merece ser vivida. Estas são algumas das terapias caseiras que usamos para nos mantermos de boa saúde mental. Pelo menos, é o que nós achamos, e por isso sugerimos-lhe que descubra qual a melhor para si.

Para a Clara Marques, mexer na terra funciona como terapia mental, já a Fernanda Dias precisa das suas caminhadas e passeios junto ao rio, como diz “fazem-me bem ao corpo e à alma”.

Não se esqueça porém, que todos somos diferentes e que os melhores hábitos para uma pessoa nem sempre são os melhores para outra. Descubra aqueles que o/a fazem, a si, feliz e que contribuem para o seu bem-estar. E, por bem-estar entenda-se também boa saúde mental porque ela é tão importante quanto a física ou a da pele e a do cabelo.

Durma e coma bem, faça exercício, mas alimente sempre a sua mente de forma a sentir-se equilibrada e feliz mais vezes do as que já se habituou. As contrariedades e o stress são terríveis para a saúde e o seu efeito sobre o nosso corpo não desaparece como que por milagre, pelo contrário pode vir a manifestar-se das piores formas. Todos sabemos que temos de aprender a lidar com ele, o stress, mas também sabemos que isso é uma treta. Nunca se aprende, ou melhor, umas vezes lida-se bem e outras, na maioria dos casos, pessimamente.

A Clara Marques adora mexer na terra e cuidar das suas árvores de fruto e dos seus vasos. Para ela, mexer na terra funciona como terapia diária, já a Fernanda Dias precisa das suas caminhadas e passeios junto ao rio, como diz “fazem-me bem ao corpo e à alma”. Há quem não prescinda de ouvir música, quem precise dos seus minutos de meditação, quem goste de cozinhar, de fazer exercício físico, de ler, de não fazer nada e de estar apenas sozinha, … O importante é procurar formas de se sentir bem ao longo do dia, fazendo coisas que lhe dêem verdadeiro prazer, mesmo que seja apenas por poucos minutos.

Enquanto não descobre a sua terapia relaxante, EXPERIMENTE:

  • Fazer uns exercícios respiratórios para descontrair e relaxar (inspire profundamente pelo nariz, ao mesmo tempo que conta até 4, retenha o ar nos pulmões enquanto conta até 4, por fim expire pela boca lentamente contando até 4). Repita três ou quatro vezes. Acredite que ajuda.
  • Acordar de manhã com um objetivo: estar animada, rir e estar feliz e em paz consigo, o maior número de vezes possível durante o dia.
  • A emoção de, todos os dias, sentir nascer em si algo de bom, capaz de contrariar e aguentar melhor aqueles momentos mais difíceis que todos temos de enfrentar.
  • Estar feliz mais tempo, e mais vezes! Também depende de si.

Beijinhos da Clara e da Fernanda