Em casa nunca há muito tempo para grandes e elaborados pequenos almoços. Este é talvez um dos motivos porque muitas mulheres se habituaram a saltar esta importante refeição ou a recorrer a alimentos menos saudáveis. Aqui tem duas receitas de papas de aveia, simples e fáceis de fazer, que nós adoramos e resolvemos partilhar consigo.

Apesar de estar muito na moda o jejum intermitente, a Fernanda é adepta faz já algum tempo, e mesmo eu também o faço, de vez em quando, mas apenas de 12 ou 14 h e no período da noite. Depois, e a conselho da nutricionista, faço quatro ou cinco refeições ao dia para ativar um metabolismo demasiado lento.
Posto isto, decidi então descobrir algumas receitas rápidas, agradáveis, que não nos engordassem, e que não limitassem as refeições da manhã a pão de cereais, iogurtes e fruta.
Receita de papas de aveia quentes
- 2,5dl bebida vegetal de aveia
- 2 colh. sopa de flocos de aveia
- Casca de limão 🍋
- Canela
- Sementes de chia
Levar ao lume e deixar ferver durante 3 ou 4 min. Deitar numa tigela ou prato, salpicar com sementes de chia e canela em pó. Pode adicionar também um pouco de mel (opcional).
Pode acompanhar com fruta para um pequeno almoço mais colorido e robusto.
Receita de papas de aveia frias
- Chávena de chá (pequena) de bebida vegetal (de aveia ou outra)
- 3 colh. sopa de flocos de aveia
- 1/2 banana (ou 1 pequena) esmagada
- Canela em pó
Adicione a banana esmagada aos flocos, junte um pouco de canela e a bebida vegetal. Mexa e deixe os flocos amolecerem durante cerca de mais ou menos 15 min. No final polvilhe com mais canela. O seu pequeno almoço está pronto e não precisa de mel. O doce da banana é suficiente, a não ser que seja gulosa e não esteja a fazer dieta.
Outra ideia: Se quiser variar pode substituir a bebida vegetal por um iogurte
Espero que goste das nossas receitas de papas de aveia, existem muitas outras. Estas são básicas, mas são as que fazemos.
Já sabe que se lhe apetecer uma sobremesa especial também pode fazer a nossa espetacular mousse de chocolate sem açúcar nem manteiga. Acredite que tem sido um sucesso.
Beijinhos da Clara e da Fernanda