Em inglês chama-se “power walking” e é ótimo para manter a forma depois dos 50, e também para todos aqueles que não estão habituados a fazer muito exercício físico.
Eu faço caminhada todos os dias, mas atenção que não estou a falar de caminhar ao ritmo de andar a passear ou a ver montras. A caminhada rápida é uma nova forma de correr, mas exige bom ritmo, respiração adequada e uma postura corporal correta.
Cuidados a ter:
- Vista-se como se fosse para o ginásio: roupa leve e não muito apertada; ténis próprios para caminhar e/ou correr.
- Postura correta: mantenha os ombros semi-relaxados, cabeça para cima, barriga para dentro.
- Comece com passo ritmado e não muito rápido. Conte em voz alta: 1,2,3, expire, e assim sucessivamente. Vá acelerando o passo ao seu ritmo. Não queira fazer tudo de uma vez só. Enquanto conseguir falar e respirar ao mesmo tempo significa que ainda não chegou ao ritmo certo do “power running”, mas vá com calma. O ideal é ter de parar de respirar para conseguir falar.
- Repita 2 ou 3 vezes por semana, pelo menos durante 20 ou 30 minutos.
- Se conseguir fazê-lo todos os dias, melhor para si e para a sua saúde e bem-estar.
O que comer e beber, antes, durante e depois
- Beba água antes de começar a sua caminhada. Leve a garrafa consigo, mas evite beber muita quantidade enquanto caminha.
- Se fizer o seu exercício logo pela manhã, tome um pequeno-almoço leve, de preferência, sem gordura e com hidratos de carbono fáceis de digerir: iogurte com aveia/cereais e fruta, é sempre uma boa opção
- Evite comer e beber, muito, logo a seguir. De preferência, faça-o uma hora depois.
Nota: Pode praticar na passadeira, no ginásio, ou na rua .
Eu recomendo, porque faço, e tenho 56 anos!
Bjos