Beber LEITE, apanhar SOL, comer PEIXE. Precisamos de vitamina D!

Nunca percebi, porque é que de repente o leite se transformou no lobo mau da alimentação em geral, incluindo a das crianças.

Sempre bebi leite, sempre dei leite aos meus filhos e vou continuar a integrá-lo na alimentação dos meus netos, ou melhor das minhas netas.

Claro que existe quem não possa consumi-lo por intolerância à lactose,  mas estou a falar dos outros, dos que podem, em especial das crianças, mas não bebem, apenas porque os pais e avós decidem que o melhor para eles é não tocar nele, e pronto!

Penso que a maioria dos defensores do ‘não ao leite’ se esquece, ou desconhece, da importância deste alimento como fonte de vitamina D e de como esta vitamina é vital para reforçar todo o nosso sistema imunológico  e cardiovascular, para além de prevenir a diabetes e ajudar a fixar o cálcio.

O sol e o peixe são as outras grandes fontes desta importante vitamina. O problema é que se existe a intolerância à lactose, também existe o cancro de pele e, em relação ao peixe, todo o cuidado é pouco com os metais pesados e ainda há os muito gordos, que devemos evitar (os mais ricos em vitamina D). Enfim, as boas escolhas estão a ficar cada vez mais reduzidas.

 Precisamos ser inteligentes e colocar na balança os contra e os prós e decidir de forma inteligente e sensata.

Sabe quais são os benefícios da vitamina D?  

  1. favorece a absorção do cálcio no nosso organismo
  2. previne o raquitismo nas crianças e a osteoporose nos adultos
  3. tem uma enorme influência nas nossas defesas. Ajuda a:
  • combater as doenças auto imunes,
  • as infecções respiratórias,
  • a evitar a toma de tantos antibióticos e antiinflamatórios
  • a evitar que se desenvolvam tantos tumores malignos, cuja origem continua por parte incerta.

Precisamos de sol, de leite e de peixe, entre outras coisas.

Eu bebo leite! e como derivados do leite, sem exageros; eu apanho sol! Uso protetor solar quando chego à praia, mas a partir desse momento reaplico-o de meia em meia hora, porque tenho a pele muito branca. E no Verão, uso diariamente, no rosto, um hidratante com factor de protecção UV para evitar o foto-envelhecimento. Eu como mais peixe, do que carne.

Tenho uma neta de 17 meses( e outra quase a chegar) e de acordo com a minha filha, procuro que ela apanhe sol, no jardim, com chapéu na cabeça, e que beba leite, do dia, com o mínimo de aditivos possível. Felizmente que a pediatra dela é da mesma opinião, e sim, sempre que está comigo, também procuro dar-lhe mais peixe do que carne.

Esta é a minha opinião, e vale o que vale. Se quiser saber mais ouça o que tem a dizer  o Dr. António Vaz Carneiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em: http://saudeonline.pt/2017/06/09/o-leite-faz-mal-aumenta-os-cancros-e-prejudica-os-ossos-tudo-errado/.

Bom senso, diversidade e MODERAÇÃO são, certamente, a receita certa para uma alimentação saudável.

Bjos de JdeDamasmeninas