Chá de boldo para problemas digestivos e hepáticos

Eu tenho a árvore no meu jardim, oferecida por um amigo, e sem pretensões nem grande conhecimento sobre a matéria, partilho esta informação porque considero que o chá de boldo pode ter ajudado muito a “acalmar” uma cirrose hepática, diagnosticada ao meu pai.

outubro2015 375Plectranthus barbatus é o nome científico de um pequeno arbusto que produz folhas verdes e acetinadas, e umas flores lilás. O nome vulgar, porque é conhecido, é boldo. Com as suas folhas faz-se um óptimo chá para tratar problemas digestivos e de fígado. Sei que esta planta é usada na homeopatia no tratamento de problemas digestivos, como laxante, diurético e para outro tipo de problemas hepáticos.

Também se vende seco no supermercado.

Não posso garantir que o chá teve alguma influência com a regeneração das células do fígado, que se verificou, e que, segundo a médica de gastroenterologia, não costuma acontecer, mas aconteceu!

Claro que, ao mesmo tempo que bebia o chá, o meu pai fazia a medicação convencional para o problema. Atualmente não tem feito medicação, por não precisar, o que também não é comum, mas bebe o chá.

Nota: 

  • Não ferva as folhas, verdes ou secas. Uma colher de chá de folhas secas ou uma folha verde pequenina, chega para uma boa chávena de chá. Ferva a água e deite sobre a planta. Deixe repousar e coe ou retire a folha para não ficar amargo. Se estiver a fazer dieta, ou for diabético, não use açúcar.
  • Cá em casa toma-se o chá de boldo para ajudar a digestão. Eu junto um pouco de casca de limão e rodelas de raiz de gengibre.
  • Convém beber não mais de uma ou duas chávenas, por dia, durante um mês, interromper, e voltar a tomar um mês depois.

2 thoughts

  1. Olá. Minha mãe foi recentemente diagnosticada com cirrose hepática. Vou fazer esse chá p ela agora. Vc me explica mais detalhadamente como fazer esse chá. Não quero fazer errado.

    Gostar

    1. Olá Débora. Tenho a árvore no jardim, por isso uso folhas frescas. Beber duas a três chávenas por dia, quente ou frio, é o indicado. Para um litro de água duas ou três folhas verdes médias a grandes. Deite sobre elas a água a ferver. Deixe ficar durante alguns minutos e retire as folhas. Se juntar uma casca de limão o chá fica com um sabor mais agradável. A mãe pode beber diariamente, sem problema. Se quiser variar, mais um pouco pode também juntar umas tiras de gengibre. SE usar folhas secas, deve seguir as indicações, mas normalmente é uma colher de sopa para um litro de água.
      Espero ter sido útil.
      Beijinho e tudo a correr bem com a saúde da mãe.

      Gostar

Os comentários estão fechados.