Hoje é dia da Menopausa

Estar na menopausa, já não tem o mesmo significado que tinha. É apenas uma fase na vida das mulheres, que acontece entre os 45 e os 55 anos, que convém aproveitar o melhor possível, sem stress e com cuidados especiais.

Porque é que estou a falar de menopausa? Porque, há dias para tudo, e hoje é Dia da Menopausa. Eu não sabia, mas a marca Vichy lembrou-me a importância da data. Obrigado Vichy!

Tenho um jovem amigo que faz sempre questão de elogiar a forma como me visto, como mantenho a boa disposição, e a forma leve como, aparentemente, lido bem com o passar dos anos, e até mesmo com a dura situação de desemprego.

Aprendi, e não fui sempre assim, a usufruir do lado positivo de tudo o que me acontece. Apesar disso existem dias melhores do que outros, como é normal, mas, em relação ao período da menopausa, tento sempre recuperar a ideia do que ganhei: acabaram-se aqueles dias mensais, sempre incómodos, deixou de haver risco de engravidar.

A Menopausa começa com a última menstruação espontânea, mas o seu início só é considerado depois de decorrido um ano após o última período menstrual. O que acontece é que o nosso organismo deixa de produzir gradualmente duas hormonas fundamentais e responsáveis pelas características  que definem o género feminino, do cérebro à pele, passando pelos ossos e pela saúde cardiovascular e sexual: o estrogénio e a progesterona,

Parece simples e pouco, mas a falta destas hormonas possibilita o aparecimento e/ou agravamento de algumas doenças. torna a nossa pele mais seca e envelhecida e o nosso cabelo e unhas mais quebradiços.

Os sintomas, e as manifestações, variam muito de mulher para mulher. É muito importante estar atenta a quaisquer alteração, física e/ou comportamental, e fazer consultas de rotina em várias especialidades médicas nomeadamente ginecologia.

Algumas mudanças –  o que fiz e faço

  1. Ausência da menstruação – Aproveitei!
  2. Ondas de calor – Um leque giro, anda sempre comigo, e até dá um certo estilo
  3. Suores nocturnos – Mantenho a calma, destapo-me, dispo-me …  Acaba por passar, depois de alguns segundos.
  4. Insónias – Se ficar difícil convém pedir conselho médico
  5. Perda de massa óssea (osteoporose)- Faço diariamente 20 ou 30 minutos de caminhada e duas ou 3 vezes por semana exercícios de ginástica. 
  6. Possível aumento de peso – Alterei os meus hábitos alimentares: consumo mais legumes cozidos ou cruz, e como mais peixe do que carne. O jantar é sempre, ou quase sempre, leve. 
  7. Depressão – As alterações de humor acontecem e nem sempre significam situações depressivas. O melhor é ser o seu médico a avaliar
  8. Acelera o envelhecimento da pele–  As manchas, as rugas e a flacidez  são uma realidade e sim, deixam marcas no nosso rosto. O melhor é prevenir, A boa noticia é que existem produtos de tratamento cosmético que ajudam muito a retardar este processo (que se agrava com a ausência de produção das hormonas que referi). Não tenho dúvidas de que a minha pele, porque é cuidada, não está a envelhecer tão depressa do que uma que não é tratada

Nota: Não fiz terapia de substituição hormonal, por opção. Os médicos recomendam Tem algumas contra-indicações, mas permite uma melhor qualidade de vida, dizem. Eu preferi não fazer e aguentei os suores, e as ondas de calor, e dediquei-me mais ao exercício físico.

 

Porque a Vichy acredita que, com a informação e os produtos adequados, esta pode ser uma das melhores etapas da vida, dedicou a todas as mulheres na menopausa, uma nova gama de produtos de tratamento, para ajudar a compensar os seus efeitos na pele do rosto: “Neovadiol, Complexo Reequilibrante”. (PVP: Creme Pele Normal a Mista e Pele Seca 33,00€; Sérum Concentrado: 39,00€)

"Porque a pele, tal como os beijos que recebemos ao longo da vida, devem ter sempre a mesma densidade"
“Porque a pele, tal como os beijos que recebemos ao longo da vida, devem ter sempre a mesma densidade”