Afinal o que é que posso comer para não engordar!

Coma de tudo, mas com moderação, mesmo chocolate. O conselho é que se cuide, partindo do principio que é uma potencial pré-diabética. Pode parecer estranho, mas não é. Diga NÃO À OBESIDADE e mantenha-se saudável e magra!

Antigamente as doenças eram causadas por problemas económicos, ignorância e falta de higiene. Dizia-se que a maioria das famílias portuguesas se alimentava mal, com défice de proteína animal e excesso de gorduras e hidratos de carbono. Graças à melhoria das condições de vida, e também à informação, cada vez mais acessível, começámos, pensávamos nós, a fazer uma alimentação mais equilibrada.

Curiosamente, ou não, o número de doenças, incluindo as mais difíceis de tratar, aumentou, e a saúde, de uma forma geral, agravou-se. A poluição  recebeu toda a culpa e eis que surgem as “vacas loucas”, os nitrofuranos na carne de frango e na de peru, e até o peixe, está cada vez mais cheio de mercúrio. Juntemos as substâncias químicas, dos aditivos dos produtos alimentares manipulados industrialmente, o aumento de doentes com a diabetes tipo II, uma filosofia de vida saudável que inclui o “não à obesidade”  e ainda a loucura do “tenho que emagrecer em 2 semanas”. Perante tudo isto, muita gente se questionou sobre se deveria, ou não, optar por uma  alimentação vegetariana ou macrobiótica. Nada tenho nada contra quem fez, ou faz, essas opções alimentares mas…

Há dias fui convidada para o evento “Keep Healthy & Be Sunny”, organizado pelo Instituto Teresa Branco e pela Denise Ferrandini Clínica Estética e Médica. A nutrição, o bem estar, a estética, a cosmética e maquilhagem, e a saúde, foram tema para interessantes conversas entre mulheres, e eram muitas.

Saí com a sensação de ter aprendido mais qualquer coisa, o que para mim significa que “valeu a pena”. Obrigado Denise, Dra. Marta Padilha (médica de clínica geral) e Teresa Branco (nutricionista).

Como não pude ficar todo o tempo e assistir a tudo, vou ficar-me pela saúde e nutrição e partilhar consigo algumas coisas que aprendi

O que já sabia, mas nunca é demais voltar a lembrar

  1. As mulheres magras também têm celulite
  2. Só tem celulite quem possui massa gorda
  3. Uma das formas de não ter celulite é fazer exercício fisico: cardio e musculação para transformar a massa gorda em massa muscular
  4. O exercício físico deve ser intensivo (não é caminhar como se andasse a ver montras)
  5. Quando comer uma peça de fruta deve acompanhar com uma tosta ou bolacha (integral). Recomendado também para quem sofre da Diabetes tipo II.
  6. Pode e deve comer chocolate. Sempre preto e, de preferência, o mais natural possível.
  7. A alimentação deve ser variada e em doses regradas. Devemos comer proteína (carne, peixe, ovos, queijo), vegetais, fruta e hidratos de carbono.
  8. Prefira o pão escuro, com centeio.
IMG_2409
O chocolate é feito com base na amêndoa torrada do cacaueiro. Deve ser consumido o mais natural possível

O que aprendi:

  1. Deve fazer exercício cardio (caminhar, correr, andar de bicicleta…) e musculação (exercícios localizados) para fortalecer os músculos. Teresa Branco reconheceu a falta de tempo das mulheres e sugeriu que tenha “um programa conjunto, utilizando o próprio peso do corpo”.
  2. Os homens não têm celulite porque os adipócitos (células de gordura)  estão dispostas na diagonal (ângulo de 45º) enquanto que os das mulheres estão na vertical. Além disso, os adipócitos masculinos são muito mais pequenos do que os das mulheres.Quando as células gordas aumentam de volume, a circulação, entre elas, faz-se muito dificilmente, na mulher, e muito mais facilmente no homem.

    A diferença entre o tecido adiposo masculino (diagonal) e o feminino (vertical)
  3. Pode e deve comer-se pão, em especial de manhã. O pão, ou os hidratos de carbono, devem ser acompanhados de uma proteína (ovo, queijo, salmão, etc). Esta ajudará a que o metabolismo dos hidratos de carbono, do pão, seja feiro mais lentamente e não se transforme em calorias que depois se transformarão em gordura acumulada.
  4. Acompanhe os seus cereais integrais com fruta e/ou frutos secos e iogurte.
  5. A banana não engorda e é um dos frutos que deve ser adicionado aos seus cereais de pequeno almoço
  6. Se colocar, de molho, uma carcaça ou um naco de pão escuro perceberá a diferença de comportamento de um pão e de outro (acontece exactamente o mesmo no nosso estômago):o pão escuro demora mais a ficar ensopado na água e, por isso, leva também mais tempo a ser metabolizado no nosso estômago.
  7. Se queremos manter-nos saudáveis e magros, não perdemos nada em fazer a alimentação e seguir as rotinas aconselhadas aos diabéticos tipo II (a diabetes tipo II é  resultante de múltiplos erros alimentares e surge normalmente com o avançar da idade).

Afinal, o que devemos comer? Tudo! Com moderação e como se fossemos, e somos, sérios candidatos a uma diabetes tipo II. Coma de 3 em 3 horas; coma fruta com moderação e acompanhe-a, sempre que possa, com uma bolacha ou tosta. Beba bastante água e chá, entre as refeições. Prefira as gorduras naturais. Sem fundamentalismos, evite o álcool e o açúcar

FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO! Diga NÃO À OBESIDADE!

Cuide de si!

Bjos