Jogo de Damas em Alvito: gastronomia, prova de vinhos, passeio e muito mais!

A descansar nas famosas Mesas da Preguiça em Alvito

Esta viagem a Alvito estava há muito tempo prometida à minha amiga Fernanda. E perguntam, porquê Alvito? Porque é a Vila onde nasceu o meu marido e onde eu tenho uma casa há mais de vinte anos. E o que era para ser apenas uma espécie de visita guiada e pacata para conhecer a minha casa, transformou-se, como podem ver no vídeo, numa viagem rica em preciosa gastronomia, prova de vinhos especial, e não só. E ainda tivemos a honra de dormir numa das três zonas de Portugal onde, até hoje, não existe um único caso de COVID-19. Parabéns, Alvito!

Évora e o “Moinho do Cu Torto“

Explicado que está um dos motivos deste passeio, que foi bem mais rápido do que pensávamos devido à proibição de mudarmos de concelhos, passemos então ao que interessa.

“Moinho do Cu Torto” fica em Évora no Bairro de Nossa Senhora do Carmo, na Rua de Santo André, 2-A – telefone 266 771060

Antes de chegarmos a Alvito deliciámo-nos com a gastronomia do restaurante “Moinho do Cu Torto” em Évora. Se nunca lá foram, nós recomendamos tudo (a morada está na legenda da foto). Não deixem de experimentar as Pataniscas de Bacalhau, a Sopa de Tomate, as Migas de Espargos com Carne de Porco e uma bela Feijoada. No fim percam-se com as maravilhosas sobremesas. Tudo regado com o belo vinho tinto da casa. Antes de saírem, visitem o moinho, apenas porque vale a pena!

O vinho da Talha e os Ovos com Cilarcas do “País das Uvas” em Vila de Frades

Um brinde à prova de vinho da talha

Depois de uma tarde a desmoer o farto almoço e com a Fernanda a conhecer a minha casa em Alvito, descansando aqui e ali nas famosas Mesas da Preguiça, acabámos a jantar em Vila de Frades, Vidigueira, à Adega/Restaurante Típico “País das Uvas”, (https://www.facebook.com/PaisdasUvas/) que faz parte do meu roteiro familiar e que recomendo vivamente. Aqui, para além dos preciosos Ovos Mexidos com Cilarcas (cogumelos selvagens), que a Jacinta (dona do restaurante) faz como ninguém, comemos uma bela Sopa de Feijão com Carrasquinhas e Carne. Coisa leve para o jantar! O que não sabíamos é que nos esperava um convite para uma prova de vinho da talha (vinho típico de Vila de Frades) antes mesmo de ele estar totalmente pronto para ser posto à prova. Mas estava sim, e nós aprovámos todos: o branco, o palhete e o tinto. Obrigada Toy (António, o dono do restaurante), obrigada Jacinta!

Muita comida, e boa, muito vinho novo, e bom. A visita prometida foi assim, mas rápida demais. Vamos ter de voltar com mais tempo, para desfrutar de todos os sabores e de toda a calma que se respira nesta terra maravilhosa.

Aproveite bem todos os pequenos bons momentos que conseguir e seja feliz. Proteja-se,

Beijinhos da Clara e da Fernanda