Olá amiga deste JogodeDamas, hoje é dia de desabafo porque a última sexta feira foi ‘Negra’, dia louco de compras para muita gente, e por isso alvo de muitos comentários, nas redes sociais, sobre o excesso de consumo, a loucura das pessoas e do dia, mas… e há sempre um MAS.
Sabia que: Segundo se pensa a origem da Black Friday não é realmente brilhante. Remonta ao ano 1869, à famosa sexta-feira, 24 de Setembro, em que os barões de Wall Street, foram todos à falência com o crash do Mercado do ouro americano. Existe recentemente o mito de que pode ter a ver com o dia a seguir ao Dia de Acção de Graças em que, em 1880, os escravos das plantações do Sul americanas, eram vendidos a preço mais baixo, mas pensa-se que tal não tem um fundamento real.
Depois de algumas tentativas, só no final dos anos 80 é que os lojistas conseguiram mudar a conotação negativa (falência) da Black Friday para positiva, transformando esse dia em dia de promoções e boas vendas.
Apesar de Sexta-Feira Negra não ser uma designação simpática, a verdade é que o dia passou a ter uma boa conotação para quem compra e quem vende. Já para os outros, os que não “entram na ‘shoppingoloucura’ da Black Friday”, por não terem dinheiro, este dia foi apenas mais um black day para juntar aos muitos da sua vida. Por isso, se me permite, o meu desabafo é mesmo só para dizer que até acho que se trata de uma boa doidice, a da Black Friday. Já disse!
“Fui RICA e fui Pobre. Ser rica é MELHOR” Sophie Tucker
Tome nota: No entanto, o cartão de crédito continua a andar muito por aí e depois é que são elas. Gastar o que não se tem, tem custos muito elevados. Tenha muito cuidado com os excessos! Compre!, a economia agradece, mas não se esqueça que amanhã é um novo dia e que a vida nos põe frequentemente à prova. Não arrisque! Poupe! se puder!
E, entretanto falta cerca de um mês para o Dia de Natal. Fica a promessa da partilha das minha receitas, num dos próximos posts, e que são sucesso na minha sempre grande, mesa de consoada.
Beijos e até já!