Plantas em casa: aliviam o stress e melhoram o humor

No longo período de confinamento dediquei-me entre outras coisas a cuidar da minha micro-horta e dos meus vasos de exterior e interior. Como tive a oportunidade de aprender algumas dicas, que apliquei na minha casa, decidi partilhar aqui algumas consigo.

Segundo as teorias orientais do Feng Shui, ter flores dentro e fora de casa ajuda a purificar o ar e contribui para um lar mais harmonioso e com boas energias. Para além disso, estudos recentes, e menos recentes, revelam que cuidar de plantas e estar rodeado delas alivia o stress e melhora o humor, e a nostalgia da natureza é uma das grandes tendências em decoração deste ano 2020.

Os designers de interiores sugerem para este ano todos os tons naturais e os tons de verde menta e sálvia para a decoração, cores que conjugam lindamente com a presença de algumas plantas. Independentemente do seu gosto pessoal e das cores com que tem a sua casa decorada, e se as plantas fazem parte dela, convém saber quais as mais indicadas para cada local e que cuidados deve ter para que cumpram plenamente a sua função de atrair as tais boas energias. Dicas simples de feng shui e algumas curiosidades são o tema deste artigo de hoje.

Espero que goste. Fique bem, proteja-se! Beijinhos

Plantas em casa.
Plantas em casa. Uma ideia que achei linda para fazer na minha casa do Alentejo.
Foto de Mark Neal

Dicas, ideias e curiosidades

  • Ter uma planta à porta da entrada dá vitalidade ao ambiente

  • Não coloque flores nem plantas no quarto de dormir

  • Ter uma planta natural na casa de banho elimina as más energias e fica bonito. As melhores são : Aloe Vera, Begónia, Bambu, Hera e Orquídea. Se não tiver luz natural opte por uma artificial

  • A mesa de jantar simboliza prosperidade. Ter flores ou fruta no centro é, segundo a teoria do feng shui, uma boa ideia.

  • Vasos com alecrim, orégãos, salsa, manjericão, e todas as ervas de cheiro são óptimas para ter em casa, em especial na cozinha.

  • Flores como as violetas, o lírio da paz, a alfazema, orquídeas, o antúrio e a begónia são ótimas para ter em casa. Quanto a outras plantas, para além da árvore da felicidade, as de folha larga são as melhores e normalmente só precisam de um pouco de luz.

  • Evite ter dentro de casa plantas que perdem, com frequência, folhas para o chão

  • Deve cortar com regularidade as folhas velhas 

  • Problemas na decoração? As plantas podem ajudar a preencher espaços vazios

  • Flores de cor amarela simbolizam mais dinheiro

  • O feng shui não sugere flores artificiais, mas hoje em dia existem algumas muito bonitas e são uma alternativa para quem tem pouco tempo ou jeito para tratar das naturais. Pode misturar, se o entender, digo eu que não sou nada fundamentalista.

Aproveite bem o seu tempo e procure alimentar-se bem e com qualidade. Cada vez mais precisamos cuidar do nosso sistema imunitário e é importante sabemos quais os alimentos que devemos cozinhar ou comer crus. Apesar de ainda estar muito calor mantenha-se informada sobre as qualidades do chá de gengibre para o bem estar das suas vias respiratórias, mas não abuse dele se for hipertenso